top of page

EIXOS TEMÁTICOS

Os eixos temáticos são unidades temáticas de caráter interdisciplinar que articulam estudos dos mais diversos campos das Ciências Sociais, em torno de mesas redondas, comunicações orais e pôsteres, de forma a garantir olhares sob diferentes enfoques analíticos sobre um mesmo tema. Embora alguns eixos possam guardar uma relação maior com uma determinada área, a sua concepção é de possibilitar o diálogo entre os mais diversos campos de estudo e pesquisa nas Ciências Sociais.

Eixo 1 - Comunicação, cultura, informação e mídia – abarca estudos e investigações acerca dos meios de comunicação, das organizações, tecnologias e sistema de informação/comunicação, assim como cultura e sociedade da informação e estruturas de informação: bibliotecas, arquivos, museus, a sistemática da gestão, produção e recepção nas áreas de Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade, Rádio, Tv, Internet e Bibliotecas, por meio das diversas metodologias da pesquisa em cultura, comunicação e informação. 

Eixo 2 – Hospitalidade, Gastronomia, Turismo e Lazer – agrega estudos que contemplam as áreas de Hotelaria, Turismo, Gastronomia, cultura Popular, Recreação e Lazer, no ambiente público ou privado, estabelecendo relações com inovações mercadológicas.

 

Eixo 3: Trabalho e transformações societárias – articula os estudos e pesquisas sobre os sentidos do trabalho nas ciências sociais e sua centralidade na vida social. O trabalho na contemporaneidade e as novas configurações nas relações capital trabalho: flexibilização, terceirização, precarização e as refrações sobre os direitos dos trabalhadores. Políticas públicas de trabalho, emprego e renda. Trabalho e conflito. Sindicalismo. 

 

Eixo 4: Estado, Democracia, Movimentos Sociais e Políticas Públicas – agrega estudos e pesquisas com foco no campo da formulação, implementação, gestão, avaliação e financiamento das políticas públicas nas diferentes áreas; a evolução dos direitos democráticos; a democracia como norma de convivência social; a pluralidade de pensamento; Desafios democráticos frente às transformações societárias; Estudos acerca da democracia e das relações entre Estado e Sociedade Civil.

 

Eixo 5: Formação e Trabalho docente - articula os estudos, sob os mais variados olhares, acerca das políticas, das concepções e das condições em que se dão a formação e o trabalho docente, tanto daqueles que atuam no âmbito da educação básica quanto da educação superior.

 

Eixo 6: Sociedade, direitos humanos e justiça – fundamentos históricos das necessidades humanas e sociais. Direitos humanos e cidadania. A institucionalização dos direitos e garantias fundamentais na Constituição Federal Brasileira de 1988.

 

Eixo 7: Identidade, gênero, diversidade e inclusão social –  articula os mais diversos estudos e pesquisas que abordam, sob diferentes enfoques analíticos, a diversidade de gênero, de etnia, de territórios e de geração. Estão contemplados nesse eixo tanto os estudos sob o enfoque cultural e étnico quanto aqueles sob o enfoque das políticas de inclusão social de grupos e sujeitos cujos processos de exclusão estão marcados por suas identidades e condições materiais e simbólicas de existência.

 

Eixo 8 – Questão agrária, território e relações campo-cidade – articula estudos e pesquisas que destacam os elementos conceituais e políticos dos territórios, da questão agrária e urbana no Brasil e no Maranhão, a relação campo e cidade, formação histórica e lutas sociais no campo e na cidade, questão da imigração e da xenofobia nas sociedades contemporâneas.

 

Eixo 9: Currículo, saberes e práticas pedagógicas – este eixo articula estudos que se dedicam à análise das teorias do currículo, de reformas curriculares, dos saberes escolares, de metodologias de ensino e das práticas pedagógicas, bem como de suas interações e relações com os espaços escolares e não escolares.

bottom of page